"Veja que é o secretário do partido da província", disse um amigo como eu apontei para um jovem de cerca de 35 anos que faziam fila em uma pizzaria na cidade de Santa Clara. Era difícil identificar, tinha cabelos longos e usava shorts e uma camiseta.
Eles me disseram que se mudou de bicicleta e só usou o carro oficial como ele deixou a cidade. Eles alegam que alguns quadros seniores do Partido Comunista não vê com bons olhos e ele alegou para se vestir e se comportar como um Primeiro Secretário.
Eu estava por perto para cobrir um Festival Nacional Crossdressing chegando na mistura, loja de sapatos online um centro cultural de Santa Clara, onde eles compartilham mostra o espaço de rock e travestis dia bolero, boate gay, galeria de arte e sala de concertos .
Foram anos muito difíceis para este santuário exclusivo da comunidade LGBT, um oásis no árido hostilidade homofóbica. Lembro-me de um funcionário reclamou que um artigo sobre travestis mencionada relação de Che Guevara com a cidade.
Silvério, o homem que fundou e dirige a mistura, ele explica que o projeto sobreviveu, entre outras coisas, graças a Miguel Diaz Canel resistiu a pressão de cima. "Então, quando nós damos-lhe o nosso livro que escreveu uma inscrição que diz:. Obrigada pela sua cumplicidade"
A verdade é que, enquanto em Havana polícia parou os "homens vestidos como mulheres" por escândalo público, em travestis Santa Clara andava pelas ruas, fui para a faculdade e teve até mesmo shows sem ninguém incomodar.
A abertura cultural deu espaço para outros marginalizados surgiu um poderoso movimento de "roqueiros" e amantes da tatuagem escolheu a cidade para as suas reuniões anuais. Em Santa Clara "diferente", começou a deixar de ser um estigma.
A noite de sábado no Parque Vidal é um exemplo de integração social, tricot cachecol nos mesmos bancos sentir avós guajiros boleristas, roqueiros e travestis, enquanto um casal de policiais contemplar a cena, imutável, de um canto.
De Villa Clara foi enviado para a província de Holguin, uma pessoa que trabalhou com ele que ele estava lá para reorganizar tudo. Eles dizem que a corrupção era tal que parecia incontrolável e dizer roupa suja lavada dramaticamente, mas muito discreto.
Raul Castro traz daquela província a reforma do ensino superior, muito grande, muito abstrato e alguns ligados a economia do país. O desafio era enorme porque a tarefa envolvida luta contra idéias arraigadas na sociedade.
Um professor me disse que como ministro da Educação Superior primeira coisa que ele fez foi visitar a Universidade de Havana para ouvir antigos professores, que tiveram por anos queixou-se que o desenvolvimento de propostas que dizia poucas e ninguém aplicadas.
Eles dizem que, após a primeira reunião chamada por alguns dos mesmos professores instruí-lo sobre o tema da educação superior e, a partir desse momento, ele foi visto chegando a cada dia, cerca de seis horas, como se fosse um simples estudante mais.
Para nós, jornalistas, vai ser um trabalho difícil, porque não gosta muito de fazer declarações à imprensa. Ele tem um estilo low profile de mídia que permite que você se movimentar mais livremente, mas forçou-nos a trabalhar mais.
Diaz Canel nasceu com a revolução e transita a escada, degrau por degrau do poder, contando com uma gestão eficiente de cada tarefa confiada. De distância da capital desenvolve qualidades de liderança normais que tem que cuidar de si mesmo.
Sua nomeação como segundo em comando apenas aumentar como candidato do Partido Comunista à presidência na próxima eleição. Esta liderança histórica da revolução deu um passo definitivo na transferência geracional.