Os portáteis Latitude da Dell estão direcionados para clientes empresariais que valorizam o poder, durabilidade e escalabilidade. Anteriormente, testamos o membro mais leve e menor da família Latitude E, o E6230. Agora vamos dar uma olha bem de perto no modelo de 13,3 polegadas. Os modelos da série Latitude E também vêm em 14 polegadas (E6430) e 15,6 polegadas (E6530 – teste em breve).
Com seu design e orientação empresarial, o Dell Latitude E6330 está indo em contra da tendência atual dos Ultrabooks. No momento há muita pouca concorrência, como o LifeBook S792 da Fujitsu.
Como é habitual com a Dell, os clientes têm extensas opções de configuração. O nosso modelo de teste E6330 está equipado com um CPU Core i5-3320M, um chip gráfico Graphics 4000 integrado, 4GB de RAM e um SSD. Se os componentes individuais que você deseja não estiverem disponíveis no configurador online, poderia fazer o pedido por telefone, dado que normalmente as opções são mais variadas.
Visualmente o case não mudou com relação ao seu predecessor, o E6320. A Dell confia mais uma vez no case tri-metal: liga de magnésio, alumínio anodizado na tampa da tela e uma base de magnésio laqueado. Por isso o Latitude E6330 tem uma muito boa rigidez tanto na tampa da tela como na unidade base. Estamos iguais de satisfeitos com a resistência a pressões, apenas o pousa palmas recua um pouco em alguns pontos. Também não há nada que reclamar da qualidade de montagem do case do MIL-STD-810G, que durante o seu processamento é testado com poeira, vibrações e resistência a temperaturas.
A boa estabilidade vem em troca do peso. O LifeBook S792 de 13,3 polegadas da Fujitsu (Bateria de 72Wh), que também está destinado para os clientes empresariais, um pouco menos, com 1,6 kg em contra do outro modelo com pouco menos de 2 kg (65 Wh).
As firmes dobradiças de metal também fazem um bom trabalho, assim a tampa da tela não se balança ao ajustar o ângulo da tela. De fato, as dobradiças são tão fortes não é possível abrir a tela com uma só mão. Como com seu predecessor e á diferença do menor E6230, o portátil pode ser totalmente aberto (180 graus).
Como o seu predecessor, o adequado posicionamento das portas foi mantido neste modelo. As portas que normalmente estão ocupadas forma movidas para a parte traseira de cada lado ou para o lado traseiro. Portanto, o uso de um mouse externo não é impedido por cabos nem o lado esquerdo, nem no direito. O lado esquerdo normalmente está sujeito ao ar quente expulso durante cargas de trabalho pesado. O que é um pouco desconfortável, devido a sua pobre visibilidade, é o posicionamento do botão de ejeção para o drive ótico, que está na região inferior da borda inferior. O mesmo acontece com o leitor de cartões no lado frontal.
Como se esperava, a Dell deixou de lado as portas USB 2.0 e as substituiu com a versão 3.0. NO que diz respeito à porta HDMI integrada, nosso modelo faz as coisas de forma diferente do E6230, que ainda usa uma porta mini-HDMI.
Com a Conexão de Rede Intel 82579LM Gigabit (10/100/1000 MBit/s), o Intel Centrino Ultimate-N 6300 AGN (a/g/n) e o Dell Wireless 380 Bluetooth 4.0 o Latitude E6330 atinge os padrões atuais para a tecnologia de comunicação. Além disso, a Dell instalou um Wireless 5560 HSPA+ Mini-Card Network Adapter Broadband modem. A maioria dos usuários acharão que esta configuração será suficiente. Somente aqueles que viajam freqüentemente para lugares com infraestrutura deficiente, provavelmente desejem uma porta RJ-11 para um modem analógico.
Com equipamentos empresariais, as características de segurança jogam um papel mais importante que com portáteis para clientes normais. Do lado do seguro Kensington e o leitor de impressões digitais também há um Leitor SmartCard abordo. Além disso, o Trusted Platform Module habilita a identificação única do equipamento remotamente, dado que p processador VPro instalado suporta acesso remoto.
Afortunadamente, além dos acessórios necessários como o adaptador de força e a bateria, encontramos um DVD de reinstalação para Windows 7 Professional 32-bit e dois CDs de software na embalagem. É curioso que não haja uma versão de 64-bits já instalada. A RAM integrada de 4 GB será utilizada de forma menos eficiente com a versão de 32-bits. A escolha de um sistema operacional de 32-bits somente tem sentido com os controladores para 64-bits não estão disponíveis para dispositivos periféricos existentes.
A Dell oferece uma gama de acessórios opcionais, incluindo uma estação docking para a porta docking encontrada no lado inferior. Na loja online alemã a série E Legacy Expansion Port é oferecida por 58,99 Euros (~$77), o advanced E Port II por 169,99 Euros (~$221) e o simples E Port II por 149,99 Euros (~$195). Com as soluções E Port II, a gama de interfaces é expandida para incluir uma porta de tela.
O disco rígido pode ser substituído sem ter que remover a placa inferior, removendo facilmente dois parafusos. Se você retirar a placa inferior você obterá fácil acesso aos outros componentes, como o ventilador.
A garantia para os portáteis da série Latitude E é um suporte padrão básico de 3 anos com serviço no seguinte dia útil. Esta garantia tem um upgrade pago chamado ProSupport, que inclui (de acordo com a Dell) serviço on-site após o diagnóstico remoto, suporte técnico permanente, suporte premium para hardware e software, bem como um contato central para o gerenciamento escalado.
Em comparação com o predecessor não há mudanças observáveis. O teclado resistente à umidade com uma disposição padrão (não design Chiclet) pode ser iluminado com quarto níveis diferentes através da iluminação instalada opcionalmente em nosso equipamento de teste. As teclas são ligeiramente côncavas, suficientemente grandes e são agradáveis ao toque. Graças ao deslocamento relativamente curto e um firme ponto de pressão, o teclado é bom para escrever durante longos períodos.
O Touchpad integrado vem da Alps Electric e suporta gestos multi-touch. Como com o predecessor e o modelo irmão de 12 polegadas, as dimensões verticais não são suficiente para o uso particularmente confortável dos gestos multi-touch.
Os botões do Touchpad respondem bem em toda sua superfície e funcionam de forma relativamente silenciosa. A superfície ligeiramente áspera passa uma sensação boa, que também é um pouco suave.
O TrackPoint permite o posicionamento preciso do ponteiro do mouse sem ter que reposicionar o dedo. Os botões associados funcionam como botões toggle, que funcionam bem e de forma silenciosa.