Samsung, LG, HTC, Sony e Nokia são as marcas dos primeiros aparelhos a chegar ao mercado espanhol com Joyn construído. Joyn é intantánea sistema de mensagens desenvolvido pela parceria global que reúne as operadoras de telecomunicações, a GSMA, que é popularmente conhecido como WhatsApp "operadores".
O sistema, lançado conjuntamente em novembro na Espanha Movistar, Vodafone e Orange, para que ele pudesse trabalhar e ser interoperáveis entre redes de diferentes operadores, este mês chegará em cerca de duas ou três semanas, embutidos nos próprios aparelhos de vários marcas. Especificamente, os primeiros dispositivos que vão trazer a série são os modelos Samsung Galaxy SIII, LG Optimus L9, um S HTC, Nokia Lumia 920 e Sony Xperia Z, porém, a partir da Vodafone indica Maria José Alvarez, gerente de Marketing, Serviços e Inovação Vodafone, a idéia é estender Joyn nativamente para outros fabricantes que vendem estes dispositivos eo restante do mercado.
Embora os primeiros dispositivos com Joyn incorporado não disponível para outras duas a três semanas, dependendo do operador e do tipo de dispositivo, e, de facto, não ser todos, até pelo menos três meses, Yuandao N101 as pessoas que já têm estes modelos pode usar o serviço de download de uma atualização de software para o seu telefone.
Além disso, os clientes com qualquer terminal Android 2.2 ou superior e pode ser baixado do aplicativo Google Joyn Play. O aplicativo, agora só está disponível para o Android, sistema operacional móvel do Google, vai ser muito em breve para iOS, o sistema operacional da Apple móvel. Embora Alvarez lembra que "Joyn nunca virá de série com o iPhone."
Um ponto de viragem para Joyn
"Quem vem terminais da série construídas Joyn será definitivamente um antes e depois para esse serviço", diz Alvarez, que afirma que, apesar da Vodafone "sempre impulsionado Joyn, Note 2 preço outros operadores foram mais conservadores e estavam esperando para fazer para a inclusão de dispositivos da série. Mas agora é hora de dar o último aval para Joyn no mercado espanhol, uma vez que a partir deste ponto, e se espalhou todos os fabricantes de móveis vai trazê-lo como parte de seu software. "
Pela Telefónica, Jaime Nunes, gerente de produto Joyn, reconhece que a sua empresa tem a opinião de que esperar um pouco para todos os esforços de marketing e comunicações necessárias sobre o novo sistema. "Preferimos esperar que o sistema estava mais maduro e vem padrão nos dispositivos. Além disso, não vale a pena fazer um esforço em comunicação para uma aplicação que não está disponível para iOS, algo que vai mudar em algumas semanas ", acrescentou.
Nunez diz que, embora o serviço oferecido agora Joyn bem, "Eu vou ser ainda melhor, especialmente no verão, quando vai lançar os novos recursos que a GSMA está desenvolvendo para esta aplicação e diferenças marcantes com outros serviços de mensagens instantaneamente. "
Estas novas características serão, entre outros, "mensagens integradas, de modo que o utilizador tem todas as mensagens históricos de vários tipos na linha do terminal, e a capacidade de ser multi-dispositivos de trabalho, ou seja, em ambos os smartphones e comprimidos etc. ».
Para Núñez, quando esses recursos estarão prontos "ao fazer esforços na expansão do serviço." Essa expansão, prevê, vai "pegar exponencial e um impulso em 2014, quando Joyn terá uma quota de mercado significativa." O porta-voz da Telefónica afirma, além disso, que até o final deste ano e estará no mercado a suportar múltiplas aplicações em Joyn e orientadas para diferentes segmentos de mercado, tais como medicina bancário, ou serviço ao cliente.
Um sistema que não apenas permeiam o mercado
Joyn permite agora aos clientes a participar de chats, enviar arquivos e fazer chamadas enriquecido troca simultânea de imagens ou vídeos de uma forma, enfatizam operadores privada e segura "com alguém de sua lista de contatos que também usam Joyn, independentemente da rede ou o dispositivo.
A Espanha foi o primeiro país europeu em que o sistema foi lançado em conjunto interoperáveis entre os principais operadores nacionais, Movistar, Vodafone e Orange, que optaram por esta opção satisfazer plenamente aumentou soluções semelhantes desenvolvidas por terceiros.
No entanto, pelo menos por enquanto, o sistema parece estar parada em um mercado dominado por WhatsApp e em que há aumento da concorrência como o sistema de linha, nascido no Japão e mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo , e que cada vez mais incorporar novos jogadores como Spotbross, criado na Espanha há mais de um ano e já tem mais de um milhão de usuários.
"A viralidade Line tem sido espetacular no mercado espanhol", reconhece Alvarez, que afirma que "ele também se beneficiou tudo o que foi escrito, desde que começou os boatos de que iria pagar WhatsApp, que foi confirmado no final."
Como Joyn porta-voz reconhece que os operadores enfrentam um desafio pela frente. "Os operadores têm que trabalhar para isso conhecido. Além disso, o facto de que é um sistema desenvolvido pelos operadores tem uma conotação negativa. Mas os clientes devem estar cientes das vantagens de seus recursos e, acima de tudo, para garantir a segurança e privacidade não garante prestação de qualquer das aplicações provedores OTT (por cima). " Neste sentido, indica Alvarez, "com Joyn não pode representar identidades como isso pode ser feito com outros sistemas."
Para Nunez, o fato de que os operadores vão todos para fora com um mensageiro como Joyn, que assumiram a liderança do OTT, não significa que agora os serviços de mensagens do último irá desaparecer com o tempo. "Enquanto pura OTT têm vantagens como agilidade, os operadores de telecomunicações para oferecer soluções e serviços avançados, mas a um ritmo mais lento. No entanto, vamos viver tudo neste mercado ", conclui.